Está pensando em contratar uma associação de proteção veicular? Esse segmento vem crescendo no mercado e traz novas opções para proprietários de veículos manterem seu bem protegido, com um custo baixo.
Elas funcionam em forma de cooperativa, ou seja, são formadas por um grupo de pessoas que possuem como objetivo proteger seu veículo de possíveis eventos inesperados.
As associações de proteção veicular formam um fundo financeiro, levantado através da mensalidade paga pelos associados. Quando ocorre algum incidente com um carro de um dos associados, é realizado um rateio entre todos para dividir as despesas.
As associações de proteção não possuem fins lucrativos, o que diminui muito o valor da mensalidade paga pelo condutor.
Se você ainda não conhece como é realizado o rateio entre cada um dos associados, preparamos este artigo para lhe ajudar a entender essa forma de proteção para seu veículo.
Confira os tópicos a seguir e saiba tudo sobre como é realizado o rateio em uma associação de proteção veicular.
Como é realizado o cálculo do rateio de uma associação de proteção veicular?
O cálculo do rateio das despesas mensais de uma associação de proteção veicular é realizada mensalmente pela empresa, e seus custos são a soma de todos os sinistros ocorridos com os associados no último mês.
No início de cada mês, esses valores são somados incluindo serviços como, colisões, perda total, eventos naturais, entre outros.
Não é possível ter um valor antecipado para sua cobrança, pois esses incidentes não podem ser previstos, assim, o associado sempre deve aguardar o início do próximo mês para receber todos os relatórios com as despesas e sua distribuição.
Todos os associados pagam o mesmo valor?
Cada associado possui um modelo de carro, sendo assim, os valores para conserto são diferentes entre si. Não seria justo para os associados que todos pagassem pelo mesmo valor na divisão dos sinistros, não é mesmo?
Por isso, as associações de proteção veicular dividem as categorias dos veículos em cotas diferentes. As cotas são baseadas no valor do veículo, elaboradas seguindo a tabela FIPE.
Por exemplo, um veículo de 10 mil reais pagará 1 cota, já um veículo de 22 mil reais poderá pagar 2 cotas durante o rateio. Claro, que esse é apenas um exemplo para facilitar o entendimento do leitor.
Você sempre deve consultar a associação veicular para verificar a cota para seu veículo, pois elas podem variar entre si.
Terei outros custos além do rateio?
Cada associado recebe o valor do rateio do mês anterior, conforme sua cota, com os custos administrativos da instituição.
Algumas associações oferecem planos para o associado escolher, com a inclusão de produtos que são úteis para sua segurança, como seguros de vida, carro reserva, ou seguro para terceiros.
Cabe ao motorista analisar o que é melhor para seu perfil e necessidades no momento. Caso seja um associado que trabalhe todos os dias com o carro, o ideal para ele possa ser uma proteção veicular completa, com mais opções que o assegurem em diversas ocasiões.
Mesmo com a contratação do plano, é importante que o motorista fique sempre atento aos valores finais da mensalidade. Cada mês possui um valor diferente, uma vez que os eventos ocorridos são diferentes entre si.
Lembre-se também que sua mensalidade dependerá sempre do modelo do seu veículo e seu valor conforme a tabela FIPE.
Como são pagas as indenizações da associação de proteção veicular?
Quando o motorista contrata uma associação de proteção veicular, ele não precisa negociar com uma seguradora, mas entre os associados. Esse processo diminui a burocracia para o pagamento das indenizações e intervenções necessárias no veículo.
Em casos específicos, que envolvam perda total ou roubo, podem exigir um prazo maior para seu pagamento. Isso ocorre porque a associação deverá fazer o cálculo do rateio do mês anterior, mas, além disso, precisa que todos os associados estejam com seus pagamentos em dia.
Por isso, algumas associações podem pedir um prazo de até 60 dias para pagar a indenização.
Como o pagamento vai sempre se basear na tabela FIPE, que pode variar a cada mês, a indenização feita pela associação irá se basear na data de pagamento e não na data ao qual o sinistro ocorreu.
Para casos mais simples, que envolvem colisão e conserto do carro, os reparos são imediatos. Pelo padrão, as associações assumem o pagamento quando o valor do conserto é maior que 3% do valor de mercado do veículo.
Quando o conserto ultrapassa o valor de 75% do custo total do bem, a associação considera perda total, e é realizado o pagamento da indenização com valor integral do veículo para o proprietário.
O condutor também não precisa se preocupar com prazo de carência, algumas associações de proteção veicular já começam a liberar seus benefícios algumas horas após a contratação.
Após a leitura deste artigo você já sabe tudo sobre como funciona o pagamento da mensalidade de uma associação de proteção veicular.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos para que eles também tirem suas dúvidas sobre o assunto.
A Lidery, é uma associação de proteção veicular que possui diversos benefícios seus associados. Com preço justo e eficiência, ao contratar a Lidery você já pode aproveitar todos os serviços após 48 horas de sua contratação.
Quer fazer uma simulação do seu veículo e conhecer todos os nossos benefícios? Fale com um de nossos consultores agora mesmo!
Nossos consultores estão disponíveis para lhe ajudar a simular os valores da proteção do seu carro, comparando o seguro de carro com a proteção veicular, garantindo sempre o menor preço com qualidade para você.