Novembro azul é o mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata para os homens. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros e as maiores vítimas da doença são homens a partir dos 50 anos.
Assim, como o outubro traz a simbologia da cor rosa, novembro também traz a fita azul para representar a luta dos homens contra a doença.
Novembro azul: agora é a vez dos homens!
Resolvemos trazer dados alarmantes, olha só: a cada 6 homens, 1 desenvolve a doença e quase 50% dos brasileiros nunca passaram por uma consulta com o urologista. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de sucesso no tratamento podem chegar a 90%.
O que é câncer de próstata?
A próstata é uma glândula masculina que fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto, o órgão envolve a uretra, onde a urina é eliminada da bexiga. De acordo com a Fundação do Câncer, durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.
Sintomas
A doença pode não apresentar sintomas no início, mas os sinais normalmente são dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Quando mais avançada, pode ocorrer dores nos ossos e insuficiência renal. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata.
Exames preventivos
De acordo com Ministério da Saúde, o toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata e deve ser ser realizado a partir dos 50 anos, mas quando o homem tem parentes de 1º grau com histórico da doença, é indicado realizar a partir dos 45 anos de idade. Estes são exames básicos e devem ser repetidos 1 vez por ano.
Como posso me proteger?
Se você mantém uma alimentação saudável, trata adequadamente a pressão alta, tem um peso saudável, pratica atividades físicas e não fuma, já tem hábitos que podem diminuir o aparecimento do câncer.
É fundamental que você fique atento e também converse com seus amigos e familiares. Vencer preconceitos e quebrar paradigmas é essencial, principalmente quando se trata da sua saúde. Continue acompanhando nossas redes sociais e veja outros conteúdos que podem te ajudar!