Para conscientizar e prevenir sobre o câncer de mama e de colo de útero, todos os anos, a sociedade se mobiliza em prol do Outubro Rosa. O objetivo da campanha é compartilhar informações, promovendo o conhecimento sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
A cor do laço dá nome à campanha e tem sido um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É essencial que todas as mulheres tenham atenção sobre o risco dessa doença e a importância dos exames preventivos. Por isso, confira as informações que trouxemos para você!
Outubro Rosa: a Lidery apoia esta causa!
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, podendo ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Especialistas afirmam que novos tratamentos estão em teste, que o estilo de vida das mulheres também pode contribuir para o sucesso do tratamento. Além disso, o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de tratamento para o câncer de mama. Se for identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
Os fatores de risco
Segundo o INCA, diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas da doença são caroço (nódulo), geralmente endurecido e indolor na região das mamas, pele da mama avermelhada, surgimento de alterações no bico do peito (mamilo), saída de secreção dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou embaixo dos braços, nas axilas.
Exames preventivos
O autoexame pode ser feito de formas variadas, em frente ao espelho observando mudanças nos seios fatores como enrugamento, vermelhidão, dureza e achatamento. No banho, com um dos braços erguidos e colocado por trás da cabeça, pressionando os mamilos para verificar se eles expelem alguma secreção. Deitada, você posiciona uma das mãos sob a cabeça e com a outra massageia o seio de fora para dentro em formato espiral em busca de alguma alteração. Vale lembrar, que a mamografia a cada 2 anos, é o procedimento mais assertivo e fundamental para perceber o surgimento do nódulo.
Recomendações básicas
Para prevenir a doença, o recomendado é controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Gostou das dicas? Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. O mais indicado é que você tenha uma boa conversa com o ginecologista para que ele possa esclarecer todas as dúvidas sobre a doença. Sua saúde deve estar em primeiro lugar! Siga-nos nas redes sociais.