Por acaso você já se perguntou para onde vai o seu dinheiro? Apesar de reduzir os custos a grana continua desaparecendo? Talvez tenha chegado a hora de repensar os seus gastos! Muitas vezes, não percebemos que economizar no dia a dia é necessário e pode ser mais fácil do que imaginamos.

Pensamos em 7 dicas valiosas de economias diárias que podem surtir um efeito positivo nas suas finanças. Acompanhe a seguir!

 

1. Faça uma planilha com os gastos diários

Às vezes, uma simples organização pode ajudar a resolver o problema. O primeiro passo é detectar exatamente para onde está indo o seu dinheiro anotando todos os seus gastos. Faça um balanço do que entra e sai em cada mês de suas finanças. É importante listar na planilha todo o dinheiro que você tem, toda a renda da família e também cada gasto, mesmo que seja pequeno.

Inicialmente pode parecer algo trabalhoso, mas criar este hábito pode ser um aliado para economizar no dia a dia. Aplicativos no celular, planilhas ou um simples caderninho. Você pode testar e ver qual método mais funciona para você.

 

2. Prepare sua própria comida

Comer na rua durante a semana é um hábito muito comum. Ao colocar no papel, o dinheiro direcionado para a alimentação pode ser um agravante no final do mês.

Ao criar a rotina de fazer a própria comida, além de economizar dinheiro, você cuida melhor da sua saúde. Caso fique fora o dia inteiro, prepare uma bolsa térmica onde você possa levar inclusive os lanches que faz entre as refeições principais.

 

3. Ande mais a pé

Os benefícios de uma boa caminhada vão além da economia de dinheiro. Se você precisa ir na padaria no seu bairro, evite ir de carro. Andar a pé sempre que possível também é muito benéfico para a sua saúde física e mental. Além disso, contribui para que você conheça melhor a sua cidade e encontre novos lugares preferidos.

Atualmente, temos o costume de utilizar aplicativos de motorista para ir a qualquer lugar. Por mais que seja mais econômico do que ter o seu carro, também acaba sendo um gasto que pode se tornar desnecessário, principalmente se usado para pequenas distâncias. 

Caso você queira se locomover de maneira saudável, também pode aderir aos aplicativos de aluguel de bicicleta e patinetes. 

 

economizar no dia a dia - andar a pé

 

4. Opte por fazer programas caseiros

Por que ir sempre a bares ou restaurantes se você pode convidar os amigos para uma confraternização em casa? Aliás, este tipo de programa tem se tornado cada vez mais comum, principalmente entre os jovens.

Estes lugares, por mais econômicos que sejam, implicam em outros gastos. Além do que você irá consumir, precisa se preocupar com transporte ou estacionamento, por exemplo. Programas caseiros, além de mais intimistas permitem que você explore a sua criatividade e surpreenda seus convidados com pratos preparados por vocês e também o conforto. 

 

economizar no dia a dia - programa em casa

 

5. Use somente dinheiro

Cartões de crédito dão a falsa sensação de que possuímos mais dinheiro do que de fato temos! Quem nunca se surpreendeu ao ver a fatura e se separar com um valor muito acima do que se lembrava? Se você cancela seus cartões e usa somente dinheiro, você evita gastos desnecessários e começa a fazer um balanço do que realmente precisa ser comprado.

Algumas compras parecem muito importantes na hora, mas podem ficar para um outro momento. Você pode inclusive perceber que não eram necessárias.

 

6. Compre somente o necessário

O simples exercício de pensar antes de comprar pode nos fazer perceber o quão desnecessário são alguns investimentos. Somos o tempo todo instigados por anúncios de publicidade e muitas vezes compramos algo por impulso que usamos pouco ou nem usamos.

Faça o teste de comprar apenas o que você realmente precisa. Isto pode resultar até em uma mudança para um estilo de vida mais minimalista. Comece a aplicar esta prática em sua rotina e verá que seu dinheiro pode render mais ou até sobrar no finalzinho do mês. 

 

economizar-no-dia-a-dia-pense-antes-de-comprar

 

7. Estabeleça objetivos para gastar seu dinheiro

Muitas pessoas funcionam melhor quando trabalham com metas estabelecidas. Coloque um objetivo para o dinheiro que você irá economizar e também para aquele que você pretende gastar, fazendo realmente um controle. Além de funcionar como uma motivação você irá colher os frutos desta economia mais tarde.

 

Aproveite nossas dicas para começar uma vida mais regrada e aderir a todas estas práticas financeiras em sua rotina. Confira também nossas redes sociais, pois o Liam preparou informações incríveis de economia. Depois conte para a gente a sua experiência!