Economizar combustível tem se tornado uma necessidade cada vez mais latente. O valor da gasolina no Brasil é um dos mais altos da América do Sul. Dados alarmantes de uma pesquisa feita pelo Global Petrl Prices,  apontam que o valor médio do litro da gasolina em nossos postos é o terceiro mais alto do continente!

No entanto, você sabia que algumas coisas que fazemos no automático são as responsáveis pela maior parte dos gastos? Veja a seguir algumas sugestões que podem auxiliar a reduzir seu consumo de maneira significativa.

1. Uso do ar condicionado

Sabemos que em dias quentes o ar condicionado é quase uma necessidade básica. Além do calor, a segurança também influencia muito no uso deste componente. Mas é importante lembrar que ele é um dos grandes  responsáveis pelo consumo de combustível. Isso ocorre porque o seu uso interfere na potência do motor do carro.

No entanto, existe um fator que influencia neste gasto: a velocidade do automóvel. Se você está em uma velocidade até 65km/h, é mais vantajoso andar com vidros abertos. Isto porque o motor está gastando pouca energia e precisaria gastar muito mais para o ar condicionado. Acima disto, ele consegue gerar força o suficiente para dividir a energia entre compressor de ar e demais componentes.

Acima de 80km/h, a resistência do ar interfere na aerodinâmica do carro. Sendo assim, ele gastará mais com os vidros abertos do que se estivessem fechados. Os dados são de um estudo feito por especialistas da SAE (Sociedade de Engenharia Automotiva dos Estados Unidos).

2. Andar de bicicleta para economizar combustível

Em algumas cidades, é muito notável o tanto que a adoção de bicicletas como transporte no dia a dia reduz o gasto de combustíveis. De acordo com dados do estudo Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo, feito pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), é possível economizar até R$ 451,00 por mês por meio da adoção desta prática!

Além de economizar no combustível, você reduz em até 10% as emissões de dióxido de carbono (CO2). Você pode inclusive descobrir outros  transportes alternativos que irão fazer bem para o seu bolso e para o meio ambiente.

3. Levar pouco peso no carro

Você sabia que sobrecarregar o seu carro faz com que ele gaste muito mais combustível? Geralmente, o impacto já pode ser sentido em cargas superiores a 10 kg. Mais peso obrigada o motor a gastar mais energia para colocar o veículo em movimento. Desta forma, evite levar muito peso sempre que puder!

4. Manter a manutenção do carro em dia

É muito comum postergar a manutenção do carro mesmo se dando conta que o alinhamento ou balanceamento não estão legais. No entanto, vale lembrar que estes e outros fatores aumentam o consumo de combustível, porque podem fazer o motor funcionar com mais dificuldade. Além disto, você também evita gastos maiores que pode surgir em viagens, por  exemplo.

5. Calibrar os pneus com regularidade

Um pneu descalibrado pode aumentar o consumo de combustível em até 3%! Pneus nesta condição ou murchos apresentam mais atrito com a via. O ideal é calibrá-los pelo menos de 15 em 15 dias (inclusive o step).

Como você pode ver, pequenas atitudes diárias podem ter um grande impacto no seu bolso. Sair de casa mais cedo para pegar menos trânsito também pode ajudá-lo nesta contenção de gastos.

Gostou das sugestões?

Deixe seu comentário com o que você gostaria de ver em nosso blog!